Celorico da beira | 23 de Maio Feriado Municipal

O Município de Celorico da Beira vai comemorar o seu Feriado Municipal no próximo dia 23 de maio, aniversário do nascimento de Sacadura Cabral, com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Profª Doutora Ana Abrunhosa.

Com o país e o mundo ainda a braços com uma preocupante pandemia que condiciona a socialização e prejudica gravemente a economia, a homenagem ao ilustre celoricense, que protagonizou com Gago Coutinho a 30 de Março de 1922, a bordo do hidroavião Lusitânia, a 1º Travessia Aérea do Atlântico Sul, ligando Lisboa ao Rio Janeiro, feito heroico que constituiu a rampa de lançamento da navegação aérea, é a oportunidade para o Município homenagear e agradecer publicamente o esforço, o empenho, o profissionalismo e a abnegação das instituições locais que têm estado na linha da frente no combate à pandemia covid-19.

As comemorações do Dia do Município terão lugar durante o período da manhã e realizar-se-ão sempre em conformidade com as regras impostas pelas entidades competentes, com vista a mitigar o risco de contágio e assegurar a segurança dos cidadãos. O programa começa às 10H00 com uma cerimónia evocativa a Sacadura Cabral, seguindo-se ainda neste espaço, às 10H30, a homenagem às instituições locais, incansáveis combatentes e heroínas destes tempos conturbados que estamos a atravessar. Por último, têm lugar as inaugurações da Reconstrução e Ampliação da Escola EB1 de Sta. Luzia – Escola de Acolhimento e Alteração do Edifício da Escola EB1 de S. Pedro, respetivamente, às 12H00 e 12H30

A um ano de celebrarmos o centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul, almejamos os necessários avanços da ciência e da medicina para o controlo/extinção da pandemia, que nos permita celebrar o Feriado Municipal 2022 com a sumptuosidade que o feito merece.