Dsc00966

Celebração dos 50 anos do 25 de abril em Celorico da Beira

O Município de Celorico da Beira celebrou nesta quinta-feira, 25 de abril, o cinquentenário da Revolução dos Cravos, acontecimento de incomensurável importância na História Contemporânea de Portugal, que derrubou as amarras opressivas da ditadura e conquistou a liberdade e a democracia para o povo português.

As comemorações iniciaram-se pela manhã com o habitual hastear da bandeira e da romagem à estátua do Soldado de Abril e um almoço para toda a comunidade. No período da tarde, decorreu na Biblioteca Municipal a tertúlia “O Interior nos 50 anos da Revolução dos Cravos”, onde está também patente a exposição de “Livros Proibidos e Censurados no Estado Novo” e uma réplica de uma sala de aula da escola primária do Estado Novo, ainda tão enraizada na memória de muitos celoricenses.

As comemorações deste ano visaram, acima de tudo, não deixar cair no esquecimento, avivar e revisitar memórias com vista a evitar a banalização, procurando enfatizar a relevância histórica do 25 de abril, na sua vertente política, social e económica, para a construção do regime democrático e na condução dos destinos da sociedade.

Para assinalar os 50 anos do 25 de abril de 1974 e dar testemunho da sua importância junto das gerações mais jovens, a Câmara Municipal desenhou um vasto e diversificado programa de atividades, a implementar entre 15 de abril a 21 de junho de 2024, com o propósito de envolver a comunidade escolar, futuros homens e mulheres do amanhã, e os celoricenses em geral.