Cancelamento do Festival Internacional de Parapente Linhares da Beira 2022

A Câmara Municipal de Celorico da Beira e o Clube de Voo Livre Vertical lamentam informar o cancelamento desta edição.

O elevado risco de incêndio que se tem verificado na região centro e que vai previsivelmente continuar nos dias reservados para este evento de 11 a 15 de agosto em Linhares da Beira na Serra da Estrela, levam ao parecer negativo por parte das autoridades competentes para realizar a prova de parapente.

O evento que se tem concretizado desde agosto de 1992, onde apenas as condições meteorológicas afetavam parcialmente o desenrolar da prova, vê-se agora limitado também pela aplicação de leis que proíbem os voos de parapente nas áreas florestais nos dois níveis máximos de risco de incêndio emitidos pelo IPMA.

Nos moldes atuais da legislação, este evento deixa de ter condições que garantam o sucesso dos próximos anos, pelo que se torna urgente debater a reformulação desta lei com as entidades competentes.