Campeonato Nacional de Goalball 2021/2022

Goalball

O Pavilhão Municipal de Celorico da Beira vai receber no próximo dia 11 de dezembro, a partir das 11H00, uma etapa do Campeonato Nacional de Goalball 2021/2022, disputada entre várias equipas, entre as quais, os atuais penta campeões nacionais (Sporting Clube de Portugal), e o Futebol Clube do Porto.

12h00
equipas FC Porto Clube Atlético Cultural
13h15
equipas Castelo da Maia GC Associação Jorge Pina
14h30
equipas Sporting CP CCD Porto
15h45
equipas ACAPO Porto ACAPO Lisboa
17h00
equipas CD Cova da Piedade CCD Porto

 

O goalball é uma modalidade exclusivamente paralímpica destinada a atletas invisuais ou com pouca visão, parecida com o futebol mas, jogado com as mãos. As partidas são disputadas por duas equipas de três jogadores cada e estes usam vendas nos olhos para se garantir a igualdade de condições. Desta forma, a perceção da posição da bola é feita por meio do tato e da audição dos jogadores. A bola possui guizos para fazerem barulho e orientá-los. O jogo tem o objetivo de arremessar a bola pelo chão e acertar na baliza adversária. Vence a equipa que marcar mais golos.

O goalball foi criado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e o alemão Sep Reindle, com o intuito de reabilitar veteranos da Segunda Guerra Mundial que perderam a visão.

Atendendo à crise epidemiológica é imperioso respeitar escrupulosamente as orientações da DGS, pelo que, todos os interessados em assistir aos jogos desta etapa, têm que apresentar certificado válido ou teste negativo à doença Covid-19.