Caminhada Vale das Flores - Trilhos do Azeite em Vale de Azares

Decorreu neste domingo, 8 de dezembro de 2019, na freguesia de Vale de Azares mais uma edição da Caminhada Vale das Flores – Trilhos do Azeite, inserida no II Festival do Azeite.
Este passeio pedestre organizado pela Câmara Municipal de Celorico da Beira e Junta de Freguesia de Vale de Azares, teve um percurso circular de 12 quilómetros e iniciou-se com uma ação pedagógica de vareja e apanha de azeitona, uma petica com torradas de azeite, seguindo-se a caminhada propriamente dita pelos caminhos rurais e pequenos trilhos da freguesia.
Depois de alguns quilómetros, os participantes tiveram um pequeno reforço nos Moinhos da Rapa terminando a caminhada com um almoço convívio com a tradicional lagarada.
A Caminhada Vale das Flores – Trilhos do Azeite estava inserida no programa do II Festival do Azeite em Vale de Azares, um certame organizado pela Junta de Freguesia, que visou promover e valorizar o azeite e o olival, de indiscutível qualidade e que constituem um dos maiores tesouros do mundo rural, numa altura em que, cada vez mais, os nutricionistas apregoam os benefícios do azeite de oliva enquanto gordura saudável e indissociável da dieta mediterrânica.