Whatsapp Image 2023 12 19 At 11.14.24 (7)

Biblioteca Municipal | Exposição | Presépio dos Animais

Está patente ao público na Biblioteca Municipal de Celorico da Beira, a instalação artística “Presépios dos Animais”, resultante da colaboração da artista plástica, Joana BC, com as crianças dos Jardins de Infância de Santa Luzia e d’O Moinho.

Presépios dos Animais é uma exposição em tons natalícios, composta “maioritariamente por animais das mais variadas formas e proveniências”, fruto da imaginação e criatividade das crianças que participaram na oficina “Argilando — encontrar a Vila nas mãos”, promovida pelo Município no âmbito do Feriado Municipal (23/5), em resposta ao desafio lançado por Joana BC sobre aquilo que “Celorico da Beira lhes oferece” e “aquilo que nela as inspira”.

Segundo Joana BC, as mãos das crianças “ganharam vontade própria, os risos começaram a escutar-se e os mais diversos elementos começaram a aparecer” e, para “temperar as suas criações usaram olhos, pedrinhas, berlindes, arames felpudos, pauzinhos”. No âmbito desta iniciativa, ficou acordado a realização posterior de uma pequena exposição dos trabalhos.

Uma das crianças embrulhou o seu trabalho (figura), com os restos de película aderente, originando o comentário: “parecia o menino Jesus envolto num cobertor”. Foi esta observação que despoletou na artista a ideia do presépio. Assim, “todas as peças produzidas em maio encontram-se aqui, neste lugar de cor, imaginação, boa disposição e inclusão mostrando que todas as expressões e descobertas são válidas e bem-vindas”.

Aceite o nosso convite e visite até ao próximo dia 5 de janeiro a instalação artística “Presépios dos Animais”, com “obras de arte” moldadas por mãos de crianças celoricenses.

Imperdível!