Assinatura do contrato referente à empreitada de “Reconstrução e Ampliação da Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral”

A Câmara Municipal de Celorico da Beira, assinou nesta sexta-feira, 10 de julho de 2020, com a empresa Isidro Pires da Silva, Lda, o contrato referente à empreitada de “Reconstrução e Ampliação da Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral”.

A Câmara Municipal de Celorico da Beira candidatou, em 28 de novembro de 2018, a operação “Reconstrução e Ampliação da Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral” a cofinanciamento do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), no domínio do Capital Humano, na Prioridade de Investimento (PI) 10.5 – Investimento na Educação, na formação e na formação profissional para aquisição de competências e aprendizagem ao longo da vida através do desenvolvimento das infraestruturas educativas e formativas, um investimento total de 2 093 048,88€ e com um taxa de Comparticipação pelo FEDER de 85%.

Encontrando-se a candidatura na reta final do processo de aprovação, a Câmara Municipal celebrou contrato escrito com a empresa Isidro Pires da Silva, Lda., pelo montante de 1 718 552,36€, acrescido de IVA à taxa legal em vigor e com o prazo de execução de 450 dias.

Atualmente, o concelho de Celorico da Beira é composto por 5 estabelecimentos de ensino pré-escolar, 6 estabelecimentos de ensino básico do 1.º ciclo e 1 estabelecimento de ensino básico do 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário. Das 16 freguesias que constituem o Concelho de Celorico da Beira, apenas seis estão cobertas por estabelecimentos de ensino em funcionamento e, destas, apenas a União de Freguesias de São Pedro, Santa Maria e Vila Boa do Mondego, sede do concelho, está coberta por estabelecimentos de todos os níveis de ensino. Aliás, toda a oferta ao nível do 2º e 3ºciclos do Ensino Básico, bem como do Ensino Secundário está concentrada num único estabelecimento de ensino, sediado na referida freguesia.

A escola a intervencionar, designadamente a Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral, acolhe toda a população estudantil do concelho do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, num total de aproximadamente 450 crianças e jovens.

O investimento no setor da educação, em particular no que se refere à reconstrução e ampliação da Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral, desempenha um papel fundamental na qualificação escolar e cultural da população juvenil, bem como da qualificação social e económica do concelho de Celorico da Beira e do território. Ao reorganizar a rede estudantil do concelho, potenciam-se ambientes escolares mais dinâmicos e motivadores, tanto para alunos como para os profissionais do ensino, a par de melhores condições físicas, com edifícios mais funcionais e confortáveis, adequados aos tempos atuais e às tecnologias contemporâneas.

A intervenção em causa potenciará a modernização e qualificação da rede escolar e oferta de ensino do concelho de Celorico da Beira, designadamente ao nível do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, tendo como objetivos específicos:

– Modernizar e adequar a rede escolar aos níveis de procura;

– Reorganizar a rede estudantil do concelho;

– Satisfazer os requisitos impostos pelas novas conceções e exigências pedagógicas e educativas;

– Racionalizar e potenciar os recursos educativos existentes;

– Melhorar as condições de permanência no espaço escolar;

– Adequar as infraestruturas a novas conceções e a novas exigências do processo educativo;

– Combater o insucesso escolar dos alunos;

– Abrir a Escola à Comunidade, criando condições para uma maior articulação com o meio envolvente.

Pretende-se, assim, aumentar a oferta do ensino escolar básico e secundário, adequando-o de condições de conforto, repondo a eficácia física e funcional do mesmo, numa perspetiva de criar condições para a prática de um ensino moderno, adaptado aos conteúdos programáticos, promovendo um ensino inclusivo e estimulante para toda a comunidade educativa.