Assinatura | Contrato Intermunicipal | Estrada Verde

Os municípios de Celorico da Beira, Gouveia e Guarda assinaram ontem, 10 de maio, pelas 10H00, no salão nobre dos Paços do Concelho de Gouveia, o Contrato Intermunicipal para a Elaboração do Projeto de uma “Estrada Verde”, cerimónia que contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Prof. Doutora Ana Abrunhosa, e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Prof. Doutora Isabel Ferreira.

O projeto da Estrada Verde pressupõe a pavimentação do caminho florestal que existe entre Videmonte (Guarda), Linhares da Beira (Celorico da Beira), e Alto da Portela, calçada dos Galhardos, Senhora da Assedasse (Folgosinho, Gouveia), até à entrada no concelho de Manteigas.

A assinatura deste contrato é mais um passo em direção à concretização de um sonho, há muito acalentado: melhorar as acessibilidades entre os municípios e estabelecer uma ligação dos mesmos ao maciço central da Serra da Estrela.

Autarcas e governantes são unanimes em reconhecer os benefícios da execução desta obra. Com uma extensão de 25 km, esta nova via é uma obra estruturante para os municípios contratantes e a Serra da Estrela, que irá, certamente, não só impulsionar a economia e o turismo na região, como aumentar a segurança e proteção da Serra contra os incêndios.