Vespa

Armadilhas | Controlo e Monotorização | Vespas Velutinas

O município de Celorico da Beira vai proceder à distribuição de equipamentos para controlo e monotorização da vespa velutina, nomeadamente armadilhas e respetivo atrativo, pelos apicultores locais, no âmbito da candidatura POSEUR-03-2215-FC-000166- Implementação de uma Estratégia de Prevenção, Controlo e Erradicação da Vespa Velutina nos territórios da CIM-Beiras e Serra da Estrela.

A atribuição das armadilhas tem o propósito de mitigar a predação nos colmeais, por forma a reduzir o número de vespas obreiras, diminuindo a captura de abelhas e limitando o crescimento dos ninhos.

A colocação das armadilhas nos apiários entre os meses de julho e novembro, ou seja, desde o aparecimento das pequenas obreiras dos ninhos primários e a redução da atividade nos ninhos sobreviventes, tem-se revelado uma estratégia eficaz.

Os apicultores celoricenses interessados, devem dirigir-se à Câmara Municipal de Celorico da Beira (Gabinete Florestal), a fim de lhes serem ofertadas as armadilhas para captura das vespas velutinas.