Apoio concedido pelo Centro2020 ao Projeto “Alteração e Ampliação de Edifício e Acessos ao Castelo de Celorico da Beira”

O Município de Celorico da Beira tem vindo a desenvolver várias intervenções, no sentido da qualificação e revitalização urbana e é neste enquadramento que surge o projeto de “Alteração e Ampliação de Edifício e Acessos ao Castelo de Celorico da Beira”, com financiamento do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020), no domínio da Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, no âmbito do Aviso de Concurso n.º CENTRO-16-2018-03, na Tipologia de Intervenção “Reabilitação Urbana”, cujo foco central é a melhoria do ambiente urbano.

Esta operação, enquanto enquadrada no Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU) de Celorico da Beira, apresenta um Investimento Elegível de 550.293,70€ e uma comparticipação FEDER de 467.749,65€ (85%), e prende-se com a necessidade premente de intervir ao nível de um imóvel, propriedade do Município, que se encontra em elevado estado de degradação e não adequado funcionalmente à paisagem urbanística, pretendendo-se recuperar e reabilitar esse edifício, com o intuito de o adaptar a edifício de acesso e apoio ao Centro Histórico e Castelo e sobretudo de apoio/informação aos turistas e visitantes do Centro Histórico de Celorico da Beira.

Será efetuada a reabilitação do edifício mantendo o seu aspeto exterior original e irá ser criado um percurso pedonal, de acesso ao castelo de Celorico da Beira. Esse acesso será interior e exterior ao edifício, através de elevador e percursos pedonais, adquirindo esses percursos, caráter informativo ao turista, não só do Centro Histórico, mas de todo o Concelho de Celorico da Beira.

Esta recuperação contribuirá não só para dar uma nova vida, uma imagem mais atrativa, mais dinâmica e mais competitiva ao Centro Histórico e Urbano de Celorico da Beira, mas também para a melhoria da logística e funcionalidade do edifício, atualmente em ruínas, dotando o Centro Histórico de um equipamento de apoio aos visitantes, garantindo assim a sua valorização e do seu património.