A Autarquia de Celorico da Beira, executou obra de requalificação da EN 16

Encontram-se neste momento já terminadas as obras de beneficiação da Estrada Nacional N. 16, junto das Freguesias da Ratoeira e Lageosa do Mondego, um avultado investimento, comparticipado a 85% pelo Programa Operacional + Centro, tendo o restante sido suportado pela Autarquia Celoricense.
A empreitada em causa integra-se numa candidatura designada por “Beneficiação da Rede Viária no Concelho de Celorico da Beira”, depois de se ter verificado que as atuais vias principais sofreram acelerada degradação dos pisos por imperativo da introdução de portagens na A25, que fez com que muitas viaturas procurassem vias alternativas, a Câmara Municipal de Celorico da Beira viu-se “a braços” com a situação e daí procurou encontrar alternativas que fossem ao encontro da melhoria desta principal via de acesso.
Procurou-se através da hierarquia e estrutura da rede viária na zona de intervenção, estabelecer um padrão de acessibilidades e uma demarcação das zonas, consoante o seu estado de ocupação.
Assim sendo, foi proposto, a pavimentação em betão betuminoso, melhoramento das condições de drenagem e execução de sinalização vertical e horizontal, contribuindo assim, para a diminuição da sinistralidade rodoviária, melhorando a segurança e a qualidade de serviço prestado às populações locais e aos visitantes. As necessidades de mobilidade aumentam de forma exponencial, em consequência da valorização e do desenvolvimento económico e social.
As intervenções inerentes a este projeto, visam promover a segurança e reduzir a sinistralidade rodoviária, bem como a coesão e qualificação regional, reforçando a competitividade empresarial e articulação inter-regional.
A beneficiação desta via incidiu fundamentalmente no reforço da pavimentação da faixa de rodagem devido ao seu estado de degradação, bem como na definição da sinalização de segurança (vertical e horizontal) e drenagem de águas pluviais em toda a sua extensão.
Na zona dos nós com a A25, no 1º nó (acesso à A25, sentido Vilar Formoso – Aveiro), foi construída uma rotunda de forma a regular e disciplinar o trânsito. Quanto ao outro nó, substituiu-se apenas o pavimento.
A ciclovia desenvolve-se desde o início da obra (rotunda da Cova da Areia) até ao entroncamento – acesso à Quinta das Campanárias (Lageosa do Mondego), registando-se algumas interrupções, decorrentes da largura disponível da plataforma.
A referida ciclovia e placas centrais são em betonilha pigmentada à cor vermelha e está rebaixada nas zonas de entrada de garagens e passagens para peões, dando deste modo cumprimento às regras de mobilidade e acessibilidade.
Na freguesia de Lageosa do Mondego, entre os “PK 4 + 297” (junto ao Café Restaurante Tó-Zé) e o “PK 4 + 879” (fim da ponte sobre a Ribeira da Cabeça Alta), a pavimentação foi efetuada com recurso a cubos de granito, encontrando-se este pavimento a uma cota superior à do betuminoso (calçada sobre – elevada). Neste troço, foram colocadas passagens para peões, utilizando como material o calcário.
Na restante extensão, as passagens para peões, foram pintadas, sobre o betuminoso.
O Município de Celorico da Beira, apesar de todas as dificuldades que tem, está a fazer uma aposta clara no investimento, permitindo melhorar as vias de acesso e segurança, com o intuito de que quem circule possa “evitar” as portagens da auto-estrada.