Auto Das Anfitriãs (4)

‘Auto das Anfitriãs’ |  Comunidade Escolar

Nesta quinta-feira, 6 de novembro, subiu ao palco no Centro Cultural de Celorico da Beira o ‘Auto das Anfitriãs’, pelo Teatro Nacional D. Maria II, um espetáculo, hoje, para a comunidade escolar, de Inês Vaz e Pedro Baptista, a partir de Luís de Camões.

Esta digressão realiza-se no âmbito do projeto Próxima Cena, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI.

Este espetáculo baseia-se no “Auto chamado dos Enfatriões”, uma das três peças de teatro escritas por Luís de Camões e a única que se inspirou num texto de teatro da época romana: o “Anfitrião” de Plauto.

A trama de Anfitrião e Almena foi (re)escrita muitas vezes ao longo dos tempos, destacando-se, depois de Plauto, adaptações de Camões, de Molière, de John Dryden, de Heinrich von Kleist, de Giselher Klebe e de Jean-Luc Godard, entre outros.

Esta produção do Teatro Nacional D. Maria II está integrado no projeto Próxima Cena – uma parceria com a Fundação ”la Caixa” e colaboração com o BPI – que procura promover o acesso à cultura e o desenvolvimento e valorização de públicos, com especial foco nos territórios do país de baixa densidade populacional.