feira do queijo 2023

44ª Feira do Queijo de Celorico da Beira |10,11 e 12 de fevereiro

Aí está ele, o rei da festa, de forma cilíndrica, cor amarelo palha e pasta untuosa: o queijo, verdadeiro manjar dos deuses, uma das Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, capaz de conquistar e derreter os palatos mais exigentes.

De 10 a 12 de fevereiro, o queijo é mais uma vez, o mote para Celorico da Beira – Capital do Queijo Serra da Estrela – defender, valorizar, promover e divulgar o território e as enormes potencialidades e, em especial, a excelência deste produto endógeno, embaixador da Serra da Estrela no país e no mundo, verdadeiro cartão-de-visita do concelho e pedra basilar da economia local, bem como, para homenagear os artífices destas obras de arte da gastronomia serrana.

Com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e outras individualidades, nomeadamente do Governo, a 44ª Feira do Queijo irá decorrer num espaço, maior e melhorado, no mercado municipal e na sua área envolvente, e contará com a participação de cerca de 150 expositores com uma vasta gama de produtos, que primam pela excelência da qualidade, em especial o queijo, o produto rei da festa.

Evento maior do cartaz turístico de Celorico da Beira, a Feira/Festa do Queijo acarreta movimento, animação, dinamismo e visibilidade ao concelho e à região da Serra da Estrela. Com este propósito a Autarquia aposta numa vasta e diversificada programação, que agradará a pequenos e graúdos com Quim Barreiros e The Gift, como cabeças de cartaz, a saber: animação de rua, música de estilos e ritmos variados, mostras de artesanato, produtos artesanais locais, vários apontamentos de showcookings, degustações de queijo e vinho, oficinas de sabores ligadas à temática da laboração do queijo e seus derivados, atividades lúdico-desportivas, o tradicional almoço convívio e encerra no domingo com chave de ouro, com a habitual transmissão em direto do Programa da TVI “Somos Portugal”.

À semelhança do ano anterior, na manhã de domingo terá lugar a “II Rota do Queijo- Uma aventura Gastronómica”, atividades lúdicas desportivas para realizar a pé ou de bicicleta. Os percursos são entrecortados com pequenas degustações, do que melhor se produz no concelho, que permitirão, simultaneamente, promover território e as suas riquezas patrimoniais e aos desportistas regalarem-se com os tesouros da gastronomia celoricense e desfrutarem da beleza das paisagens de montanha.

Sabendo-se que um queijo Serra da Estrela é muito mais que um simples queijo de leite de ovelha, porque encerra a alma das gentes serranas, história, tradição, cultura, arte e técnicas milenares das queijeiras, transmitidas de geração em geração, saberes, sabores e cheiros da Serra da Estrela, o certame oferece a oportunidade aos celoricenses e visitantes, de se regalarem com o genuíno queijo, made in Celorico da Beira, ou de o levarem para casa a preços competitivos, bem como, outros produtos endógenos da região.

Objetivando-se que a Feira do Queijo seja uma verdadeira festa, uma celebração do queijo e um tributo aos seus artífices então, há razões de sobra para aceitar o nosso convite e visitar Celorico da Beira, deliciar-se com a excelência da sua gastronomia, em especial, do produto rei e desfrutar do programa atrativo que o evento oferece, num cenário com paisagens deslumbrantes de montanha.

Contamos consigo!

Para mais informações, por favor, aceda: