• Este evento já decorreu.

Teatro "O Céu de Sacadura"

23 Maio, 2019 @ 21:30 - 23:30

No próximo dia 23 de maio, Feriado Municipal, data em que se comemora o nascimento de Sacadura Cabral, o Grupo de Teatro Comunitário de Celorico da Beira vai levar à cena a peça de teatro “O Céu de Sacadura”, da autoria de Luísa Costa Gomes, com adaptação e encenação de Alexandre Sampaio, pelas 21H30, no Centro Cultural de Celorico da Beira.

A peça de teatro “O Céu de Sacadura” é, nas palavras da autora, uma “tragicomédia ambígua, em que se dá o cruzamento de dois temas, um tradicionalmente de epopeia – o herói injustiçado -, outro vocacionalmente de comédia – a falta de verba.”

A peça, centrada na figura de Sacadura Cabral, vai revelando ao longo do espetáculo, alguns factos da sua vida menos conhecidos do grande público como, as questões administrativas que enfrentou, a falta de verba para as suas viagens, as conspirações… e, também, o caráter fleumático da sua personalidade, o carisma e o grande charme que detinha junto do sexo feminino.

Escrita propositadamente para o Festival dos Cem Dias, por ocasião da Expo 98, “O Céu de Sacadura” foi apresentada no Teatro Nacional D. Maria, com encenação de Nuno Carinhas e, até hoje, não houve mais nenhuma representação da peça. Vai agora voltar à cena, no Centro Cultural de Celorico da Beira, no seu feriado municipal, pelas mãos do recém-criado grupo de teatro amador da terra, resultante do I Curso de Iniciação Teatral, promovido pelo Município de Celorico da Beira em 2018, com orientação de Alexandre Sampaio, sendo esta, a segunda peça que representa.

Todos os celoricenses estão convidados para assistirem à peça de teatro com um elenco composto por atores da terra, numa homenagem a Artur Freire de Sacadura Cabral, ilustre filho da terra, impulsionador da navegação aérea, que abriu novos horizontes ao mundo, nascido a 23 de maio de 1881, data que o município de Celorico da Beira instituiu como feriado municipal.

Se não puder ver a peça no feriado, ou simplesmente quiser revê-la, terá oportunidade de o fazer, no próximo dia 25 de maio (sábado).

Não falte!
Os nossos atores precisam do seu aplauso!

Data:
23 Maio, 2019