A carregar Eventos

« All Events

  • Este evento já decorreu.

Feriado Municipal

Maio 23 @ 8:00 - 23:30

O Município de Celorico da Beira vai comemorar o seu Feriado Municipal no próximo dia 23 de maio, aniversário do nascimento de Sacadura Cabral, com um vasto e diversificado programa.

As comemorações do Dia do Município começam logo às 10H30, com o habitual hastear da bandeira, seguindo-se uma romagem à estátua de Sacadura Cabral para deposição de uma coroa de flores e homenagem a individualidades e coletividades do concelho. Nada melhor para comemorar o aniversário de Sacadura Cabral que a assinatura do protocolo de cedência do espólio, gentilmente ofertado pelo sr. Comendador, José da Silva Henriques, com vista à constituição de um museu dedicado a este pioneiro da aviação comercial, que terá lugar na Biblioteca Municipal, pelas 15H00.

A programação da tarde contempla uma visita à obra de Reconstrução e Ampliação da EB1 de Santa luzia e as inaugurações da Requalificação do Edifício de Apoio ao Estacionamento e Centro Histórico, bem como, da Requalificação do Jardim de S. Francisco, na freguesia de Casas do Soeiro.

À noite, terá lugar no Centro cultural de Celorico da Beira, pelas 21H00, uma exposição de fotografia alusiva ao tema “Casamentos de Celorico”. O programa deste ano encerra com chave de ouro: a peça de teatro “O Céu de Sacadura”, de Luísa Costa Gomes, com encenação de Alexandre Sampaio e, levada à cena pelo Grupo de Teatro Comunitário de Celorico da Beira, que certamente, fará jus ao brilhantismo deste celoricense.

Ao comemorar o feriado municipal a 23 de maio, data do nascimento de Artur de Sacadura Freire Cabral (1881), o município de Celorico da Beira pretende não só prestar uma sentida homenagem ao ilustre filho desta terra, cujos feitos muito orgulham os celoricenses, como também, não os deixar cair no esquecimento e transmitir este sentimento às gerações vindouras.

Celorico da Beira foi berço de grandes personalidades que se distinguiram nas mais diversas áreas mas reconhece Artur de Sacadura Freire Cabral, como um, dos seus filhos mais ilustres, ao ter protagonizado juntamente com Gago Coutinho, um dos mais brilhantes feitos da História da Humanidade, quando a 30 de março de 1922 efetuou a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul, ligando Lisboa ao Rio Janeiro, a bordo do hidroavião Lusitânia. Estava traçada a rota do futuro da navegação aérea.

Detalhes

Data:
Maio 23
Hora:
8:00 - 23:30
Categoria de Evento:

Detalhes

Data:
Maio 23
Hora:
8:00 - 23:30
Categoria de Evento: