Conselho Local Acção Social e Núcleo Executivo

Conselho Local de Acção Social (CLAS) e Núcleo Executivo e sua constituição.

Conselho Local de Ação Social – CLAS

No Conselho Local de Acção Social têm assento as instituições com intervenção social, sediadas no concelho. É presidido pelo Município.
Este Órgão tem por objectivos:

1.A sinalização de graves situações de pobreza e exclusão social ao nível do Concelho de Celorico da Beira e a apreciação de propostas de solução, a partir dos recursos locais ou através do encaminhamento para outras entidades, numa lógica de subsidiariedade;
2.A emissão de parecer sobre a cobertura equitativa e adequada do concelho por serviços e equipamentos sociais;
3.A realização de um Diagnóstico Social passível de constante actualização; de um Plano de Desenvolvimento Social com base territorial e de um Plano de Acção que permitam a definição de prioridades e estratégias de intervenção; assim como a criação de um sistema de informação que sirva de suporte a estes documentos e que divulgue estatísticas e outras informações pertinentes à população e aos agentes locais;
4.A articulação ao nível da intervenção social dos agentes locais (quer organismos públicos, quer entidades privadas), visando uma actuação concertada ao nível da prevenção e solução de problemas sociais e da adopção de prioridades, nomeadamente através da planificação de projectos integrados;
A emissão de pareceres relativamente a Projectos a ser implementados no concelho.

Para ser parceiro da Rede Social tem apenas que preencher a Ficha de Inscrição e entrega-la no Gabinete de Acção Social.

Núcleo Executivo – NE

Órgão que integra o CLAS tem por objectivos o acompanhamento técnico deste Órgão, nomeadamente a elaboração dos Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social e Planos de Acção. É também responsável pela emissão de pareceres a Projectos.
O Núcleo Executivo é composto por 7 elementos que integram obrigatoriamente representantes da Segurança Social, Saúde, IEFP Educação e uma entidade sem fins lucrativos, eleita entre os parceiros. Foi decidido por unanimidade eleger duas IPSS com a resposta social de Crianças e Idosos, sendo presidido pelo Município.

Constituição do Núcleo Executivo

Município de Celorico da Beira
Segurança Social
Instituto de Emprego e Formação Profissional da Guarda
Centro de Saúde de Celorico da Beira
Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira
Associação Lageosense de Solidariedade Social
Associação Desportiva, Cultural de Melhoramentos de Casas de Soeiro

A Rede Social de Celorico da Beira, tem apostado numa política social, incentivando assim o apoio social em parceria com as IPSS locais e a população mais idosa, organizando diversas actividades, disponibilizando Transportes para actividades culturais e de lazer, contribuindo assim para a promoção do desenvolvimento social do concelho.