Programa de Apoio ao associativismo

Ao conceito de associativismo está ligada a ideia de vivência coletiva, de novas experiências e enriquecimento de conhecimentos. Tendo em conta este conceito e atendendo a que se vive numa sociedade cada vez mais competitiva e individualista, as associações apresentam-se como um espaço de enriquecimento cívico, intelectual e cultural. As Associações são polos de desenvolvimento das comunidades residentes em cada uma das localidades que constituem o concelho de Celorico da Beira.

Capacidades como a iniciativa e criatividade são aí forjadas e alimentadas, para além da preparação dos cidadãos para uma vida verdadeiramente comunitária.
De igual modo, as associações juvenis que realizam um trabalho regular dão a possibilidade aos jovens de expressarem de uma forma organizada e metódica os seus desejos e necessidades preparando-os para se tornarem membros ativos de uma sociedade civil dinâmica.

As Associações são o fulcro do desenvolvimento cultural, recreativo e desportivo no concelho. Salientando o envolvimento das associações na comunidade local, o Município de Celorico da Beira, criou o Programa de Apoio ao Associativismo, tendo como objetivo dotá-las de mais recursos para que possam levar a efeito os seus projectos. Para isso, atribui todos os anos, apoios financeiros a entidades que desenvolvem atividades sociais, culturais e desportivas, tendo em conta as candidaturas apresentadas pelas mesmas em cada ano civil, bem como a verba disponível para o efeito.

Regulamento:

Documentos: