Projeto NeuroCEDE

O município de Celorico da Beira, protocolou com Projeto NeuroCEDE, da APSCDFA e iniciou a sinalização de alguns casos que apresentam risco de desenvolvimento de demência, tendo, assim, iniciado a sua intervenção neste concelho, desde o passado mês de abril.

O projeto NeuroCEDE pretende intervir de forma especializada ao nível da qualidade de vida das pessoas com demência, destinando-se a pessoas idosas e não idosas que estejam a vivenciar um processo de comprometimento cognitivo ou que apresentem dois ou mais fatores de risco para o desenvolvimento de quadros demenciais (diabetes, hipertensão, etc.). Os técnicos fazem a Avaliação, Encaminhamento e Intervenção.

Destinatários:

Pessoas idosas e não idosas que estejam a vivenciar um processo de comprometimento cognitivo ou com 2 ou mais fatores de risco para o desenvolvimento de quadros demenciais (diabetes, hipertensão, etc.).

O projeto NeuroCEDE tem por fim primordial a melhoria da qualidade de vida da pessoa com demência. Este grande objetivo será atingido recorrendo a uma equipa multidisciplinar constituída por médico psiquiatra, neuropsicóloga, assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, terapeuta da fala, psicomotricista e animadora sociocultural. O projeto NeuroCEDE, dinamiza em gabinete próprio ou no domicílio.

Serviços prestados:

  • Avaliação neuropsicológica
  • Consultas de psiquiatria
  • Estimulação cognitiva
  • Estimulação física
  • Estimulação multissensorial
  • Apoio psicossocial para pessoas com demência e seus cuidadores

Onde se dirigir para atendimento:

Neurocede