Mensagem do Presidente

Calendário

« Ago 2021 » loading...
S T Q Q S S D
1
2
3
4
5
7
8
9
10
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
28
29
30
31
1
2
3
4
5

Programação

Somos Produtores

Celorico da Beira, Capital do Queijo Serra da Estrela, produz há centenas de anos o mais antigo queijo do país e um dos mais apreciados do mundo, o Queijo Serra da Estrela.

Mas se o queijo é rei em Celorico da Beira, é à mestria dos pastores e queijeiras do concelho que se deve o mérito da produção artesanal desta iguaria de aroma e sabor único.

Para lhe dar a conhecer um pouco mais sobre esta atividade e as suas especificidades assista às entrevistas efetuadas aos nossos embaixadores.

Aprender com Valor

Produzido na área geográfica delimitada de produção, com leite cru estreme proveniente de ovelhas da raça Bordaleira Serra da Estrela e/ou Churra Mondegueira, com adição de apenas sal e flor de cardo, o Queijo, classifica-se em duas categorias:
Queijo Serra da Estrela, queijo curado, de pasta semimole, amanteigada, branca ou ligeiramente amarelada, bem ligada, cremosa e untuosa, com poucos ou nenhuns olhos;
Queijo Serra da Estrela Velho, queijo curado, de pasta semidura a extradura, ligeiramente quebradiça, untosa, de cor laranja acastanhada, com poucos ou nenhuns olhos.

Visualize os vídeos que preparámos para Si e fique a conhecer os segredos do Queijo Serra da Estrela DOP.

Bom Proveito

“À mesa, com certeza!”

Se há tradição que nos carateriza é o sentar à mesa. Espaço de encontro, é à mesa que reunirmos, confraternizamos, partilhamos, trocamos impressões e, apreciamos o melhor da nossa gastronomia.

Aceite o nosso convite e faça-nos companhia. Decerto, vai gostar!

Natura e Cultura

A par do Queijo e da sua gastronomia, Celorico da Beira, concelho de história e tradição beneficia do melhor que a Serra da Estrela e o Rio Mondego têm para oferecer.

Detentor de um vasto património natural e cultural, passível de ser contemplado com uma visita virtual, Celorico da Beira integra a área classificada de Geopark Estrela Mundial da UNESCO e a candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027. Assista às entrevistas efetuadas aos representantes destas Entidades e conheça o enorme potencial do nosso património.

Queijo Serra da Estrela

Alimentadas em pastos naturais da área geográfica de produção da Serra da Estrela, as ovelhas de raça autóctones, fornecem um leite de excecional qualidade.

Ao leite cru proveniente de ovelhas Bordaleira Serra da Estrela e/ou Churra Mondegueira apenas é adicionada flor de cardo e sal.

Após o período de maturação, o queijo é avaliado por especialistas acreditados que garantem a qualidade e autenticidade do Serra da Estrela DOP.