A carregar Eventos

« All Events

• Este evento já decorreu.

Festival do Borrego (XIV) regressa à freguesia de Carrapichana

15 Outubro, 2022 - 16 Outubro, 2022

Festival do Borrego

O município de Celorico da Beira promove nos próximos dias 15 e 16 de outubro, o XIV Festival do Borrego, na freguesia de Carrapichana, em colaboração com diversas entidades, entre as quais a Junta de Freguesia local e a Estrelacoop e, de 17 a 23 de outubro, a Semana Gastronómica do Borrego Raça Bordaleira, nos restaurantes aderentes.

Com esta iniciativa, o Município objetiva valorizar, promover e comercializar o genuíno borrego Serra da Estrela (DOP), um dos maiores e mais emblemáticos tesouros da ruralidade celoricense, bem como, divulgar a sua utilização na gastronomia local. De qualidade ímpar, esta carne pode ser confecionada de diversas maneiras, resultando sempre pratos de sabor inigualável, fruto da alimentação à base de leite materno, carregado de aromas e propriedades, que tornam a carne tenra e de cor clara.

Com o intuito de impulsionar a sua utilização na cozinha celoricense, nomeadamente, através da sua colocação nos cardápios dos restaurantes locais, que permitirá ao comensal degustá-lo e deliciar-se com o seu sabor único, o município de Celorico da Beira vai levar a efeito, entre 17 e 23 de outubro, a Semana Gastronómica do Borrego Raça Bordaleira, nos restaurantes aderentes.

Este ano, o Festival conta com uma feira de artesanato e produtos da terra, leilão de borrego Serra da Estrela (DOP), tasquinhas, prova de vinhos, degustações, animação diversa, música tradicional, concertos, oficinas, atividades desportivas e culturais. Sendo o borrego o rei da festa e a atração principal, poderá deliciar-se com esta iguaria no recinto da feira ou, adquiri-lo no tradicional leilão e levá-lo para casa.

O Festival do borrego é apenas o mote para uma visita a Celorico da Beira, Capital do Queijo Serra da Estrela e região por excelência de criação de borrego. São muitos e variados os motivos para uma visita: gastronomia, história, património arquitetónico, cultura, tradição etc.. No entanto, nesta época do ano, as deslumbrantes paisagens de montanha, engalanada com o seu manto pintado de tons dourados, castanhos, verdes, vermelhos e amarelos, por si só, justificam uma vista.

Visite-nos. Ficamos à sua espera!

15 Outubro, 2022
Fim: