• Este evento já decorreu.

Dom Rodrigo Mendes e o Milagre da Lua Nova

12 Julho, 2019 @ 8:00 - 14 Julho, 2019 @ 17:00

No âmbito do ciclo de eventos, 12 em Rede – Aldeias em Festa, vai decorrer em Linhares da Beira, de 12 a 14 de julho, o evento “Dom Rodrigo Mendes e o Milagre da Lua Nova”.

Promovido pela Associação das Aldeias Históricas de Portugal e organizado pela Câmara Municipal de Celorico da Beira, em parceria com a Junta de Freguesia de Linhares da Beira, “Dom Rodrigo Mendes e o Milagre da Lua Nova” é um programa de cariz cultural e gastronómico, que visa animar a Aldeia Histórica de Linhares, a partir de uma das suas lendas e mitos, que constituem o seu riquíssimo património cultural, transmitido de geração em geração.

Reza a lenda que, nos primórdios da nossa monarquia, aquando da definição das fronteiras do território, os irmãos, D. Rodrigo Mendes e D. Gonçalo Mendes, alcaides dos castelos de Linhares e de Celorico da Beira, respetivamente, revelaram-se uns heróis destemidos e audazes quando, numa noite de lua nova, iluminados pela luz das estrelas, conseguiram defender e expulsar com bravura e inteligência o temível invasor: o exército leonês. Este feito épico será alvo de encenação teatral, no largo do castelo, sábado, 13 de julho, pelas 22H00.

Durante 3 dias, os residentes e os visitantes vivenciarão momentos inesquecíveis com muita animação de rua, encenações teatrais, batismos de voo de parapente, mercadinho d’aldeia,  jogos tradicionais, yoga, showcookings, workshops, oficina de pão, concerto com Samuel Úria, música popular, visitas guiadas, um jantar comunitário, animação e muita festa.

12 Julho, 2019 @ 8:00
Fim: