A carregar Eventos

« All Events

  • Este evento já decorreu.

Comemorações do 25 de abril – Dia da Liberdade

Abril 25 @ 10:30 - 23:00

O Município de Celorico da Beira vai comemorar o 45º aniversário da Revolução dos Cravos que cortou as amarras da ditadura que oprimia o povo português.

O programa dos festejos deste ano começa com hastear da bandeira às 10H30, seguida da habitual romagem à estátua do soldado de abril, no jardim de Santa Eufémia, às 10H45. Junto à estátua, será prestada homenagem aos militares/soldados promotores da revolução que alargou os horizontes ao povo português e lhes devolveu a capacidade de viver e sonhar em liberdade. Ainda durante a manhã, às 11H15, terá lugar no Centro Cultural de Celorico da Beira a inauguração da exposição documental “25 de Abril: memória e projeto de um tempo recente”.

Comemorar o 25 de abril é muito mais do que assinalar um feriado no calendário. É manter viva uma memória, um símbolo, um marco na nossa história coletiva, uma importante conquista de valores como o uso das liberdades, a igualdade de acesso às oportunidades e a democracia participada e plural.

Comemorar 25 de abril é partir numa viagem pelas memórias de uma revolução que implica, inevitavelmente, revisitar poesias e canções emblemáticas como “E Depois do adeus” do Paulo de Carvalho e ” Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso que estiveram na sua génese, constituíram as senhas que ordenaram o avanço das tropas.

É por isso que, um pouco por todo o país, se comemora o Dia da Liberdade (25 de abril), com música de intervenção. Também os Feiticeiros e amigos têm encontro marcado com os celoricenses, à noite, pelas 21H30, no Centro Cultural, para “Cantar Abril” e encerrar as comemorações deste ano, do Dia da Liberdade/Dia da Revolução dos Cravos.

Detalhes

Data:
Abril 25
Hora:
10:30 - 23:00
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
, ,

Detalhes

Data:
Abril 25
Hora:
10:30 - 23:00
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
, ,