A carregar Eventos

« All Events

  • Este evento já decorreu.

Comemoração do Dia Mundial da água, da árvore e da poesia

Março 22 @ 8:00 - 17:00

O Município de Celorico da Beira vai comemorar o Dia Mundial da Água, Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial da Poesia, no próximo dia 22 de março, na praia fluvial da Ratoeira, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira (equipas da Biblioteca Sacadura Cabral, do Programa Eco-escolas e do Clube do Pinhão), Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira e de Fornos de Algodres, GNR, Celflor, CineEco e Associação de Caça e Pesca da Ratoeira.
O Município preparou um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas direcionadas para as crianças do jardim-de-infância e 1º ciclo, para serem implementadas ao ar livre, com o intuito de assinalar a chegada da primavera e, simultaneamente, consciencializar as crianças para a importância da preservação da água e das árvores, enquanto garantes do futuro do planeta.
A comemoração das efemérides começa com uma caminhada pedagógica pela natureza em direção à praia fluvial. Durante o percurso, as crianças organizadas por turmas, terão que responder a perguntas, em jeito de peddy – paper, e recolher elementos da natureza destinados a adornar a árvore que foi atribuída a cada turma, as quais serão utilizadas mais tarde para construir uma floresta.
Espera-se um dia cheio na praia fluvial. Muitas atividades (desporto, pinturas, pista de ski, construção de puzzles, sessão de cinema e jogos: latas, corda, pesca de lixo e memória), que proporcionarão muita animação, alegria e brincadeira e, simultaneamente, farão despertar a consciência ecológica das crianças.
Um passeio de barco no rio Mondego proporcionado pelos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira constituirá a cereja no topo do bolo.
O Município tem promovido diversas campanhas de sensibilização direcionadas especialmente para as crianças, com vista a despertar as consciências e educar para uma cidadania ambiental responsável. Empenhado em reduzir a sua pegada ecológica e demonstrar às crianças que é imperioso adotar comportamentos mais pró-ambientalistas, o Município vai “Dizer não ao plástico descartável” trocando as embalagens de refeição e talheres utilizados no almoço convívio deste dia, por descartáveis biodegradáveis, adquiridos à empresa Zero Plástico.

E, por que também nesse dia se assinala o Dia Mundial da Poesia, as crianças serão presenteadas no final do evento, com uma poesia, cortesia da biblioteca Sacadura Cabral, e um pinheirinho para levarem para casa com o objetivo de acompanharem o seu crescimento e despertar o amor pelas árvores e o respeito pelo meio ambiente.
Se as previsões meteorológicas não se alterarem, estão reunidas as condições para as crianças passarem um dia inesquecível na praia fluvial da Ratoeira: água, sol, jogos, muita animação e brincadeira ao ar livre.

Detalhes

Data:
Março 22
Hora:
8:00 - 17:00
Categoria de Evento:

Detalhes

Data:
Março 22
Hora:
8:00 - 17:00
Categoria de Evento: