Trilho das Ladeiras 

 

Trilho das Ladeiras

O trilho das Ladeira é um percurso pedestre de Pequena Rota (PR) marcado e sinalizado de acordo com as directrizes europeias e nacionais. Este “trilho” é o primeiro percurso pedestre integrado na Rede Municipal de Celorico da Beira, promovida pelo Município.
O Castelo de Linhares é ponto obrigatório de visita, pois no seu interior musealizado, podemos de modo virtual fazer um voo de parapente, bem como visitar virtualmente a região com recurso ao sightseeing, bem como ao fotomaton. Depois desta visita que abre o apetite para o conhecimento deste território, iniciamos o percurso em sentido descendente seguindo por um velho carreteiro (caminho que permitia a passagem dos carros de tracção animal) que desemboca na estrada de acesso à aldeia e continuamos em frente pelo caminho em terra de acesso aos campos de cultivo. Nas bordaduras deste caminho agrícola destacam-se, entre muitas outras, as espécies autóctone como o pilriteiro (crataegus monogyna), pevinca ou boas – noites (vinca minor), violeta –brava (viola palustris). Ao longo do percurso teremos oportunidade, com a cuidada atenção, de avistar os milhafres –reais (milvus milvus) e os falcões – peneireiros  (falco tinunclus). Passado algum tempo, o caminho desemboca na estrada, sendo a terra substituída pelo alcatrão, o qual calcorreamos para, após escassos metros, virarmos à direita e seguirmos caminho por entre os campos de cultivo, para seguidamente percorrermos um caminho de pé posto, bem demarcado pela passagem dos rebanhos.
Após alguns metros alcançamos uma estrada florestal que nos conduzirá aos moinhos da Corredoura e pouco depois passamos pela rústica Via Crucis, cujas cruzes de granito se destacam harmoniosamente deste planalto beirão. A pouco – e -pouco encontramo-nos de volta ao pitoresco burgo, precisamente no local onde teve início este passeio por terras de Linhares da Beira.

Nome do Percurso: Trilho das Ladeiras
Localização do Percurso: Linhares da Beira
Tipo de Percurso: Pequena Rota
Âmbito do Percurso: Histórico-Cultural
Ponto de Partida: Castelo de Linhares da Beira
Distância do Percurso: 4,0 km
Duração do Percurso: 3h30m
Grau de Dificuldade: Fácil
Cota Máxima de Altitude: 810 metros (Castelo)
Entidade Promotora: Município de Celorico da Beira

Regulamento do Percurso:
- Não saia do percurso marcado e sinalizado. Preste atenção às marcações
- Evite fazer ruídos e barulhos
- Respeite a propriedade privada. Feche portões e cancelas
- Não abandone o lixo, leve-o até ao respectivo local de recolha.
- Cuidado com o gado. Não incomode os animais.
- Deixe a Natureza intacta. Não recolha plantas, animais ou rochas.
- Faça fogo apenas nos locais destinados para o efeito.
- Evite andar sozinho na montanha. Leve água consigo.
- Guarde o máximo cuidado nos dias de nevoeiro.
- Utilize sempre botas de montanha, impermeável e um chapéu.
- Durante o período crítico de incêndios florestais, em dias de risco elevado ou máximo, o acesso a este percurso poderá ser condicionado. Informe-se pelo 112.  



Descarregue o panfleto em pdf


Vote neste artigo:

Agenda de eventos
Consulte os eventos a realizar.mais