Museu do Agricultor e do Queijo 

 

Em homenagem ao pastor /agricultor, a autarquia recuperou um antigo edifício, situado numa das entradas da vila... para ai instalar o Museu do Agricultor e do Queijo.

Este museu insere-se numa óptica de valorização deste produto, que tem subjacente uma “rota” do Queijo Serra da Estrela.

Os objectivos deste museu são:

Transmitir a actuais e futuras gerações, a diversidade, a riqueza e o carácter multifacetado da sua cultura, conseguida com muito suor e muitas vezes até fome. É com orgulho que exibimos o melhor que estas gentes foram construindo em condições particularmente difíceis.

Hoje este local é memória de velhos tempos, para outros será algo de novidade.

Actividades do Museu

 - Pretendemos manter vivas as nossas tradições, através de um espaço vivo, mostrando e demonstrando como as pessoas viviam e produziam alguns dos nossos produtos agrícolas e, nomeadamente o nosso famoso “Queijo Serra Estrela”. Pelo que, uma das actividades, integradas no âmbito do percurso deste museu, seja mostrar a arte milenar de produzir o queijo artesanal “Queijo Serra da Estrela”

 - Visita a uma Queijaria Artesanal do nosso Concelho

 - Ver e ou participar nos nossos campinhos (sementeiras/plantação) , de acordo com o calendário agrícola, afim de combater a percepção, que a criança hoje tem, de que os alimentos e outras condições que suportam a vida no planeta surgem da loja.

 - Pode ainda usufruir de um espaço dedicado á leitura, na Biblioteca  com bibliografia  exclusivamente referente ao Mundo Rural e  consultar ainda o “Caderno de legislação referente ao queijo Serra da Estrela”
Nota: As actividades têm que ter marcação prévia

Convite
Convidamo-lo, assim, a visitar este Museu. Esta visita fá-lo-á acompanhar o percurso por esta Historia de gente simples, de ontem e de hoje, que trabalham arduamente a terra e, sabiamente, retiram da ovelha o leite, com que produzem aquele que é considerado o queijo “Melhor do Mundo”. Hoje este local é memória de velhos tempos, para outros será algo de novidade.

 

 Museu do Agricultor em imagens...


Vote neste artigo:

Agenda de eventos
Consulte os eventos a realizar.mais