ESCLARECIMENTO (Aquisição de Livros)

A Câmara de Celorico da Beira, foi acusada recentemente de discriminar alguns comerciantes do Concelho, no que respeita à aquisição de livros escolares.

Compete-nos fazer o desmentido para esclarecer todos os Celoricenses.
Desde 2013 que este Executivo decidiu adquirir todos os produtos no comércio local (papelarias, talhos, mini mercados,…) apoiando desta forma os nossos comerciantes.

Primeiro ponto
No ano letivo de 2016/2017, a Câmara Municipal decidiu em Reunião de Câmara, oferecer os livros aos alunos do primeiro ciclo (1º ano, 2º ano, 3º ano e 4º ano) no valor de 13.584,14€.
Decidiu-se, e uma vez que havia duas papelarias, adquirir 50% dos livros em cada uma delas ou seja:
Papelaria João Filipe Ventura Almeida Carvalho – 8.340,44€
Papelaria Zenith – 5.243,70€

Ponto dois
Neste ano letivo de 2017/2018, e uma vez que o governo decidiu oferecer os livros escolares a todos os alunos do primeiro ciclo, a Câmara Municipal, com o intuito de apoiar os alunos e as suas famílias, decidiu em reunião de Câmara, oferecer os Cadernos de Atividades a todos os alunos, no valor de 7.000€.
Assim, e na continuidade do que tem sido política da Câmara adquiriram-se os cadernos de atividades nas seguintes papelarias:
Papelaria Zenith (50%) e papelaria Click Gest (50%) num valor total de 7.000€.

Ficaria a papelaria do Senhor João Filipe Ventura Almeida Carvalho, de facto, sem aquisição de Cadernos de Atividades, mas em reunião tida com o Senhor Diretor do Agrupamento de Escolas acordou-se que seria o Agrupamento a adquirir os manuais escolares (oferecidos pelo Estado).
Como o Agrupamento só podia adquirir a uma entidade, ficou decidido entre a Câmara e o Senhor Diretor do Agrupamento que os mesmos seriam adquiridos na papelaria do Senhor João Filipe Ventura Almeida Carvalho e os Cadernos de Atividades nas duas papelarias referidas anteriormente.
Resumindo
No presente ano letivo a aquisição de livros escolares e cadernos de atividades ficou assim distribuída:

Câmara Municipal de Celorico da Beira suporta a aquisição dos cadernos de atividades nas seguintes papelarias:
Papelaria Zenith – 3.500€
Papelaria Click Gest - 3.500€

O Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira suporta a aquisição dos manuais escolares na seguinte papelaria:
Papelaria de João Filipe Ventura Almeida Carvalho -7.000€

Ou seja, em todas as papelarias de Celorico da Beira foram adquiridos os respetivos livros escolares e cadernos de atividades.

Nota: Acrescente-se ainda que além dos livros/cadernos de atividades a Câmara Municipal paga ainda o material escolar (lápis, borrachas, cartolinas, colas, entre outros) para todas as escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância.

No passado ano letivo o referido material, foi adquirido da seguinte forma:
Papelaria de João Filipe Ventura Almeida Carvalho - 7.025,40€

Neste ano letivo de 2017/2018 o material escolar passará a ser adquirido nas três papelarias do Concelho.

A verdade está reposta.

O Executivo Municipal